Steel frame

SUSTENTABILIDADE COM ECONOMIA E QUALIDADE

A construção civil hoje assim como vários setores de atividade econômica, estão gerando soluções inteligentes para levar ao mercado melhores alternativas sustentáveis e que inclusive tem trazido excelente custo benefício.  A tendência mundial é a sustentabilidade e isso é um dos pontos indiscutíveis entre os seres humanos para ter melhor qualidade de vida e respeitar a vida do Planeta. O Eu Construo incorpora a sua filosofia e metodologia de trabalho o respeito, a tecnologia e o know how de quem constrói com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

CONHEÇA TECNOLOGIAS UTILIZADAS EM OBRAS DO EU CONSTRUO

SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING – O QUE É?
O sistema é conhecido internacionalmente por Light Steel Framing, que é a substituição dos processos e materiais convencionais de construção por processos industrializados e materiais produzidos de forma industrial com garantias e controles de qualidade. O concreto para a estrutura é substituído pelo aço galvanizado, e os fechamentos de alvenaria, por chapas prontas para receber a pintura ou revestimento.

Esse sistema construtivo utiliza produtos padronizados de tecnologia avançada que permite uma obra rápida, limpa e com acabamento superior à alvenaria tradicional. É composto por perfis leves de aço galvanizado, painéis de gesso acartonado, lã de rocha e placa cimentícia.

Foto 1 – Primeira etapa da construção com estruturação em aço; Foto 2 – Fechamento com placas e isolamento; Foto 3- Finalização, com acabamento e entrega.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:
• Total Flexibilidade na Arquitetura
• Alta produtividade / Construção a seco
• Redução de desperdícios / Baixo impacto ambiental
• Facilidade de montagem, manuseio e transporte
• Rapidez de execução / Redução de prazos
• Excelente Desempenho térmico e acústico
• Otimização de custos
• Rápido retorno do capital

Conforto e Segurança

Portanto, diversos atributos são necessários para que uma casa ofereça aos seus habitantes o necessário conforto. As construções com estrutura em aço distinguem-se no isolamento térmico e acústico e na regulação da humidade no ambiente. Assim, este tipo de estruturas são cada vez mais populares em países como o Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Países Nórdicos, França, Alemanha, Coreia do Sul e Japão. Além de conforto oferece segurança, justamente para viver em lugares com tremores e eventos naturais perigosos, como terremotos e ventos fortes. Países desenvolvidos e com cultura habitacional mais evoluída já adotaram a décadas as construções sustentáveis, econômicas, e principalmente seguras com belíssimo acabamento.

Isolamento termo-acústico, isolamento externo, interno e economia de energia e bem estar

Uma das mais apreciadas qualidades numa casa e talvez a menos conseguida, é o isolamento térmico. Nestes aspectos, uma casa com estrutura em LSF é completamente isolada do exterior por placas de poliestireno expandido, OSB e/ou placa cimentícia, vários centímetros de lã mineral e gesso cartonado. As características tanto do poliestireno como da lã mineral conferem ao edifício uma proteção térmica impossível de conseguir numa construção vulgar.

Com todos estes materiais, o interior de uma construção LSF é considerado um ambiente de clima controlado. Isto representa uma poupança de energia que será cada vez mais significativa conforme o passar dos anos.

Por estes motivos, uma casa com estrutura de LSF tem uma sonoridade diferente de uma casa vulgar. O som produzido no interior de uma divisão é refletido pelas paredes e transmitido por elas, impedindo várias vezes mais a propagação do ruído do que uma parede de tijolo. Este efeito provoca um som diferente, dando a sensação de parede oca quando se bate nas paredes, visto que o som do impacto não é totalmente transferido para a outra face.

Os ruídos de impacto ou de percussão nos pisos podem ser minimizados ou mesmo eliminados pela aplicação de lã mineral de alta densidade, ou outros materiais adequados, diretamente sob o OSB que reveste a estrutura da laje e finalmente aplicar o pavimento final.

Equilíbrio da umidade no ambiente
Em uma casa LSF são empregues materiais isolantes que, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura que evita tais condensações. Adicionalmente, todas as paredes interiores são revestidas a gesso cartonado que, sendo poroso, pode absorver o excesso de umidade para depois o devolver ao ambiente quando este estiver mais seco.

Rapidez de construção, Ganho em tempo, Versatilidade na construção e grande economia.

Além de toda economia, agilidade, rapidez , o sistema construtivo LSF possui ainda a vantagem de se adaptar a qualquer tipo de projeto, desde as mais simples até as complexas arquiteturas.

Origem e história
Para definir os antecedentes históricos do Light Steel Framing é necessário remontar aos Estados Unidos, no Século XIX. Naqueles anos, a população do país multiplicou-se por dez sendo necessário recorrer aos materiais disponíveis localmente e a métodos práticos e céleres que permitissem aumentar a produtividade na construção de novas habitações. A madeira, que era já o material de eleição dos povos colonizadores, passou a ser utilizada no novo continente como principal elemento estrutural dos edifícios habitacionais e assim permaneceu até hoje.