Container

Os contêineres vêm ganhando espaço no setor da construção civil no Brasil. Normalmente utilizados no transporte de cargas marítimos, eles se transformaram em casas e projetos comerciais como escritórios, galerias, restaurantes e até hostel. Há diversas vantagens em investir nessa nova alternativa, que englobam desde sustentabilidade, a economia e praticidade. Muito comum no Japão e na Europa — principalmente na Holanda e na Inglaterra – esse tipo de aplicação se destaca pela facilidade no deslocamento e expansão do projeto. “Já se tornou uma prática consolidada que atende a uma grande diversidade de usos”, afirma Túlio Tibúrcio, professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

Os containers são geralmente medidos em pés, variando em 20 e 40. Os de 20 apresentam as seguintes dimensões: 6 m x 2,4 m x 2,6 m de altura, enquanto os de 40 variam em 12 m x 2,4 m x 2,6 m, 12 m x 2,4 m x 2,9 m e 6 m x 2,4 m x 2,6 m de altura, dependendo da antiga função do container.

Foto 1- Serralheria e posicionamento do container; Foto 2 – Obra acabada em 3 semanas Foto 3 – Um dos ambientes.

Sustentabilidade

Outro destaque é o fator sustentabilidade, pois o material utilizado pelas companhias navais passa a ser reutilizado com uma nova função, e esse é um aspecto de pontuação para construções que visam um selo LEED de sustentabilidade.

Praticidade e versatilidade

O contêiner é considerado uma alternativa prática e versátil. Prático, pois pode chegar ao endereço da obra 100% pronto. Além disso, permite movimentação de um local para o outro.

Economia

Somente o contêiner custa em média R$ 10.500, já habitável. Uma das vantagens em optar pelo contêiner na construção é o baixo custo de compra do equipamento e instalação, valor que chega a ser 15% menos do que em alvenaria. No entanto, se for empreendimento comercial, onde quanto antes inaugurado, mais rápido terá rendimento, a vantagem é ainda maior, pois a obra é entregue, em média, em 40% do tempo de uma construção do mesmo porte, se feita em alvenaria.

Agilidade da construção

Uma construção feita com um bom projeto e bom planejamento leva geralmente entre 60 a 90 dias para ficar pronta.